Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

Inspiração de quartos de criança: como utilizar a decoração para enriquecer o desenvolvimento infantil

A decoração de um quarto de criança pode ir muito além da estética do mobiliário e do estilo escolhido. Os famosos ambientes lúdicos, coloridos e funcionais podem fazer toda a diferença no desenvolvimento infantil. Não é à toa que o método Montessori tem sido cada vez mais utilizado por profissionais e projetos arquitetônicos no mundo todo. 

Montessori: liberdade para criar e aprender

O método criado em 1907 pela médica e educadora Maria Montessori, tem como característica principal a valorização do desenvolvimento natural das crianças. Na decoração essa metodologia se relaciona ao estímulo da autonomia, liberdade e aprendizado da criança por meio dos materiais, tamanhos, formas e texturas do espaço em que ela vive.

Com base no método Montessori, os móveis de um quarto infantil, por exemplo, devem ser planejados para que tudo esteja ao alcance e na altura da criança, como as roupas, brinquedos, livros, objetos e prateleiras. Tudo para proporcionar o máximo de liberdade para se movimentar e explorar o ambiente sem precisar da ajuda de um adulto. 

O resultado? Seguindo essa proposta, a criança terá mais independência para descobrir o mundo a sua volta, além de ampliar o seu senso de organização, criatividade, protagonismo e curiosidade. 

Cores são importantes

As cores proporcionam diferentes sensações e dão um “up” na nossa criatividade, não é mesmo? Quando o assunto é desenvolvimento infantil, principalmente dos bebês, isso se torna ainda mais marcante. 

Elas ajudam a aprimorar a capacidade motora e cognitiva da criança, além do raciocínio lógico, fala, tato, audição e também o paladar. Por isso, na decoração infantil vale a pena explorar todo o potencial das cores para criar um ambiente lúdico e divertido, que também é uma das características do método Montessori. 

Com isso, as cores podem ser aplicadas em todo o quarto da criança, nas paredes, objetos, livros, brinquedos, tapetes, móveis, entre outros. Basta combinar o equilíbrio com uma pitada extra de criatividade.

Vale ressaltar que é importante tomar bastante cuidado com os excessos ao ambientar o quarto dos pequenos com itens coloridos, afinal, muitas cores e excesso de informação podem deixar a criança mais agitada e tirar o foco do aprendizado. 

Inspirações de quartos de criança

Agora que você entendeu um pouquinho sobre decoração e como ela pode influenciar diretamente no desenvolvimento infantil, que tal conferir algumas inspirações de quartos de crianças? 

Todos os ambientes foram projetados de forma recreativa e lúdica, aproveitando cada espacinho de um jeito único. Vem ver! 

Tendência: quarto infantil com cama montessoriana

A cama montessoriana é uma super tendência na decoração de quartos de criança. A diferença desse modelo para as camas comuns é que aqui a base fica ao chão, justamente para facilitar a locomoção e segurança da criança. Isso faz com que ela tenha mais liberdade e facilidade para explorar o quarto, pronta para subir e descer da cama sem a ajuda dos pais. O que pode ser um estímulo e tanto para o seu desenvolvimento e autonomia, não é mesmo?

Além disso, a cama montessoriana é um modelo bem diferente do tradicional, imitando a ideia de uma casinha ou cabana, daquelas com fofura de sobra e que as crianças amam!

Confira detalhes desse apartamento de luxo no Ecoville

Foto: Envato


Foto: Envato

Parede colorida e papéis de parede 3D

Como falamos anteriormente, as cores são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois estimulam a criatividade e o raciocínio desce cedo. E a decoração pode ser uma grande aliada aqui, aparecendo também nos revestimentos, paredes coloridas ou em papéis de parede 3D. 

Seja qual for a escolha, vale a pena envolver a criança no processo de decisão sobre as cores ou a estampa do papel de parede do quarto, já que ele deve expressar sua personalidade e essa pode ser uma missão pra lá de divertida. 


Um apartamento incrível no Ecoville: clique aqui e descubra!

Descubra todo o requinte desse sobrado no Santa Felicidade


Conheça essa sofisticada cobertura no Seminário


Um apartamento deslumbrante no Ecoville: acesse e conheça!

Brinquedos no chão ou organizadores?

Segundo o método Montessori, os objetos devem estar sempre ao alcance da criança, para que ela não tenha dificuldade em apanhá-los. Então, tá liberado distribuir pelo chão os brinquedos e objetos que a criança usa com maior frequência, ou até mesmo aqueles que você quer dar destaque, como ursos de pelúcia, cavalinhos, carrinhos de boneca, pufes, entre outros.

Ainda assim, para que a criança desenvolva o senso de organização e responsabilidade, também é interessante utilizar caixas, prateleiras ou baús organizadores para guardar outros brinquedos.

Existe uma infinidade de modelos, tamanhos, cores, formatos e texturas, desde os clássicos aos mais modernos. Inclusive, temos uma dica especial: os cestos organizadores de tecido infantil estão super em alta e ficam uma graça na composição do ambiente. 😉


Fonte: Envato


Veja tudo sobre essa linda cobertura no Água Verde


Clique aqui e veja os cômodos dessa casa em Santa Felicidade


Conheça todos os diferenciais desse apartamento no Ecoville

Lousas para pintura

A criançada adora pintar e desenhar, não é mesmo? Por isso, incluir as lousas na decoração é uma opção perfeita para que criança tenha a liberdade de criar e imaginar sem se limitar com o tamanho de um papel ou caderno, por exemplo. 

O tamanho da lousa é flexível, ocupando toda a parede ou até mesmo com aquelas menores e portáteis. Os pequenos vão amar!


Foto: Envato 


Vem ver os detalhes dessa casa em condomínio fechado no São João


Veja mais informações dessa cobertura moderna no Água Verde


Um lar moderno e com espaços naturais: clique aqui e saiba mais

Deu pra ver que pensar na decoração do quarto das crianças pode ser uma atividade muito gostosa, criativa e divertida. Vai dizer que você não se animou por aí? 🙂

É legal ressaltar que os quartos montessorianos são simples, excelentes para o desenvolvimento infantil e podem ser bem sofisticados. Além disso, são totalmente adaptáveis ao crescimento das crianças. 

E você, gostou das dicas de hoje? Aproveite para seguir a J8 no Facebook, Instagram e acompanhar mais inspirações como essas. 😉

Fontes: Gazeta do Povo, Haus, Revista Crescer, Casa Vogue, Loft, Mobly, OitoeMeia, Campus Villa, Estadão, Tua Casa.

Publicações Relacionadas

Horta em apartamento

Dicas

Saiba como montar uma horta em apartamento

Já pensou em cultivar uma horta em apartamento e ter o prazer de consumir ervas e hortaliças colhidas na hora? O processo de ve...

Continue Lendo

Dicas

Programações imperdíveis para curtir o inverno em Curitiba

Confira a programação que separamos para você curtir o inverno em Curitiba, com ideias para aproveitar em casal, em família ou ...

Continue Lendo

Dicas

Relaxamento e lazer no trabalho: conheça os espaços de descompressão

Tendência no ambiente de trabalho, os espaços de descompressão vem da preocupação com o bem-estar físico e mental dos colaborad...

Continue Lendo