Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

Inspiração de quartos de criança: como utilizar a decoração para enriquecer o desenvolvimento infantil

A decoração de um quarto de criança pode ir muito além da estética do mobiliário e do estilo escolhido. Os famosos ambientes lúdicos, coloridos e funcionais podem fazer toda a diferença no desenvolvimento infantil. Não é à toa que o método Montessori tem sido cada vez mais utilizado por profissionais e projetos arquitetônicos no mundo todo. 

Montessori: liberdade para criar e aprender

O método criado em 1907 pela médica e educadora Maria Montessori, tem como característica principal a valorização do desenvolvimento natural das crianças. Na decoração essa metodologia se relaciona ao estímulo da autonomia, liberdade e aprendizado da criança por meio dos materiais, tamanhos, formas e texturas do espaço em que ela vive.

Com base no método Montessori, os móveis de um quarto infantil, por exemplo, devem ser planejados para que tudo esteja ao alcance e na altura da criança, como as roupas, brinquedos, livros, objetos e prateleiras. Tudo para proporcionar o máximo de liberdade para se movimentar e explorar o ambiente sem precisar da ajuda de um adulto. 

O resultado? Seguindo essa proposta, a criança terá mais independência para descobrir o mundo a sua volta, além de ampliar o seu senso de organização, criatividade, protagonismo e curiosidade. 

Cores são importantes

As cores proporcionam diferentes sensações e dão um “up” na nossa criatividade, não é mesmo? Quando o assunto é desenvolvimento infantil, principalmente dos bebês, isso se torna ainda mais marcante. 

Elas ajudam a aprimorar a capacidade motora e cognitiva da criança, além do raciocínio lógico, fala, tato, audição e também o paladar. Por isso, na decoração infantil vale a pena explorar todo o potencial das cores para criar um ambiente lúdico e divertido, que também é uma das características do método Montessori. 

Com isso, as cores podem ser aplicadas em todo o quarto da criança, nas paredes, objetos, livros, brinquedos, tapetes, móveis, entre outros. Basta combinar o equilíbrio com uma pitada extra de criatividade.

Vale ressaltar que é importante tomar bastante cuidado com os excessos ao ambientar o quarto dos pequenos com itens coloridos, afinal, muitas cores e excesso de informação podem deixar a criança mais agitada e tirar o foco do aprendizado. 

Inspirações de quartos de criança

Agora que você entendeu um pouquinho sobre decoração e como ela pode influenciar diretamente no desenvolvimento infantil, que tal conferir algumas inspirações de quartos de crianças? 

Todos os ambientes foram projetados de forma recreativa e lúdica, aproveitando cada espacinho de um jeito único. Vem ver! 

Tendência: quarto infantil com cama montessoriana

A cama montessoriana é uma super tendência na decoração de quartos de criança. A diferença desse modelo para as camas comuns é que aqui a base fica ao chão, justamente para facilitar a locomoção e segurança da criança. Isso faz com que ela tenha mais liberdade e facilidade para explorar o quarto, pronta para subir e descer da cama sem a ajuda dos pais. O que pode ser um estímulo e tanto para o seu desenvolvimento e autonomia, não é mesmo?

Além disso, a cama montessoriana é um modelo bem diferente do tradicional, imitando a ideia de uma casinha ou cabana, daquelas com fofura de sobra e que as crianças amam!

Confira detalhes desse apartamento de luxo no Ecoville

Foto: Envato


Foto: Envato

Parede colorida e papéis de parede 3D

Como falamos anteriormente, as cores são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois estimulam a criatividade e o raciocínio desce cedo. E a decoração pode ser uma grande aliada aqui, aparecendo também nos revestimentos, paredes coloridas ou em papéis de parede 3D. 

Seja qual for a escolha, vale a pena envolver a criança no processo de decisão sobre as cores ou a estampa do papel de parede do quarto, já que ele deve expressar sua personalidade e essa pode ser uma missão pra lá de divertida. 


Um apartamento incrível no Ecoville: clique aqui e descubra!

Descubra todo o requinte desse sobrado no Santa Felicidade


Conheça essa sofisticada cobertura no Seminário


Um apartamento deslumbrante no Ecoville: acesse e conheça!

Brinquedos no chão ou organizadores?

Segundo o método Montessori, os objetos devem estar sempre ao alcance da criança, para que ela não tenha dificuldade em apanhá-los. Então, tá liberado distribuir pelo chão os brinquedos e objetos que a criança usa com maior frequência, ou até mesmo aqueles que você quer dar destaque, como ursos de pelúcia, cavalinhos, carrinhos de boneca, pufes, entre outros.

Ainda assim, para que a criança desenvolva o senso de organização e responsabilidade, também é interessante utilizar caixas, prateleiras ou baús organizadores para guardar outros brinquedos.

Existe uma infinidade de modelos, tamanhos, cores, formatos e texturas, desde os clássicos aos mais modernos. Inclusive, temos uma dica especial: os cestos organizadores de tecido infantil estão super em alta e ficam uma graça na composição do ambiente. 😉


Fonte: Envato


Veja tudo sobre essa linda cobertura no Água Verde


Clique aqui e veja os cômodos dessa casa em Santa Felicidade


Conheça todos os diferenciais desse apartamento no Ecoville

Lousas para pintura

A criançada adora pintar e desenhar, não é mesmo? Por isso, incluir as lousas na decoração é uma opção perfeita para que criança tenha a liberdade de criar e imaginar sem se limitar com o tamanho de um papel ou caderno, por exemplo. 

O tamanho da lousa é flexível, ocupando toda a parede ou até mesmo com aquelas menores e portáteis. Os pequenos vão amar!


Foto: Envato 


Vem ver os detalhes dessa casa em condomínio fechado no São João


Veja mais informações dessa cobertura moderna no Água Verde


Um lar moderno e com espaços naturais: clique aqui e saiba mais

Deu pra ver que pensar na decoração do quarto das crianças pode ser uma atividade muito gostosa, criativa e divertida. Vai dizer que você não se animou por aí? 🙂

É legal ressaltar que os quartos montessorianos são simples, excelentes para o desenvolvimento infantil e podem ser bem sofisticados. Além disso, são totalmente adaptáveis ao crescimento das crianças. 

E você, gostou das dicas de hoje? Aproveite para seguir a J8 no Facebook, Instagram e acompanhar mais inspirações como essas. 😉

Fontes: Gazeta do Povo, Haus, Revista Crescer, Casa Vogue, Loft, Mobly, OitoeMeia, Campus Villa, Estadão, Tua Casa.

Publicações Relacionadas

Dicas

4 tendências de decoração para se apaixonar em 2021

Menos de três meses para o final do ano e já ficamos de olho nas principais tendências de decoração e arquitetura para 2021. ...

Continue Lendo

Dicas

4 truques para ampliar o contato com a natureza em apartamentos

Existem jeitos que podem aproximar esse contato com a natureza de forma simples e eficiente, fazendo toda a diferença no nosso di...

Continue Lendo

Dicas

Sustentabilidade e economia: vantagens do painel solar

Além de cuidarmos melhor do meio ambiente, a economia é uma vantagem nessa mudança de hábitos.

Continue Lendo