Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

7 formas de viajar sem sair de casa durante a quarentena

A pandemia nos pegou de surpresa e estamos em casa para reduzir o contágio do coronavírus. Com isso, muitos viajantes têm se sentido frustrados por não ter expectativas de uma previsão concreta para embarcar em um novo destino. 

Para ajudar a diminuir esse sentimento, é importante pensar em formas criativas de conhecer outras culturas. Confira a seguir 7 dicas de como viajar sem sair de casa e aproveitar para planejar a sua próxima viagem:

1 – De volta para o passado

Quantas vezes você caiu na estrada, registrou os melhores momentos em fotos e vídeos, salvou tudo no computador e nunca mais abriu? Pois é, se você se identificou, saiba que a quarentena pode ser um período para mergulhar novamente nessas lembranças, com uma viagem ao passado.

Para deixar a experiência ainda melhor, você pode separar os seus próximos #TBT para o feed do Instagram, além de planejar um roteiro para conhecer novos locais e revisitar os que mais te marcaram.

2 – Passeios virtuais em museus

Sem dúvida, um dos pontos altos da viagem é a visitar diferentes museus. Mas já que não dá para conhecer presencialmente nenhum deles no momento, a solução é contar com a ajuda da tecnologia para visitar alguns dos mais famosos.

Entre os pontos que você pode conhecer virtualmente, estão o Museu do Louvre, Metropolitan Museum of Art, Museu do Vaticano, Galeria Uffizi, entre outras opções. Veja alguns:

Faça um tour virtual pelos museus mais famosos do mundo:

1. Galeria Uffizi: o espaço em Florença apresenta esculturas criadas entre os séculos XII e XVII. É um acervo riquíssimo, que inclui nomes como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Caravaggio, Raffaello e Botticelli.

2. Museus do Vaticano: você pode visualizar galerias de obras de arte e esculturas que estão sendo colecionadas há séculos pelas autoridades da Igreja do Vaticano. O passeio é incrível demais!

3. Museu Arqueológico de Atenas: é o maior museu da Grécia e um dos mais importantes do mundo. O espaço abriga as escavações do século XIX e recebe descobertas de todas as partes do mundo grego.

4. Museu do Louvre: é possível fazer um tour virtual pelas salas de exposições e galerias do famoso espaço parisiense. Você vai encontrar diferentes tipos de arte, como antiguidades orientais, gregas, romanas, egípcias, pinturas, esculturas, artes gráficas e objetos de artes em geral.

5. Museu Britânico: o espaço localizado em Londres permite que visitantes virtuais percorram o Great Court e descubram a antiga Pedra de Roseta e múmias egípcias.

6. Museu Guggenheim: você vai circular pela famosa escada em espiral do museu nova-iorquino e descobrir incríveis obras de arte das eras impressionista, pós-impressionista, moderna e contemporânea.

7. National Gallery of Art: a Galeria Nacional de Arte, localizada em Washington, liberou o tour virtual por duas exposições. A primeira é de moda americana, com peças de 1740 a 1895, incluindo muitos itens das épocas colonial e revolucionária. E a outra é uma coleção de obras do pintor barroco holandês, Johannes Vermeer.

8. Museu Van Gogh: em Amsterdã está a maior coleção de obras de arte de Vincent Van Gogh. São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e mais 750 cartas pessoais, prontas para você ver tudo em um tour virtual pelo museu.

3 – Gastronomia é a melhor parte da viagem

É impossível viajar para outros lugares e não fazer uma imersão na gastronomia local. Cada país tem uma comida típica e que muitas vezes acaba marcando a viagem.

Então, que tal fazer um jantar temático para relembrar um momento especial ou para imaginar como seria estar em determinado lugar? É um programa delicioso e que pode contar com a ajuda de toda a família.

Não faltam tutoriais na internet que ensinam o modo de preparo dos mais variados pratos. Pesquise uma comida típica que você amou comer e tente reproduzir em casa.

A dica também vale para quem já está planejando uma viagem para o período pós- pandemia. A sugestão é pegar uma receita do local e se aventurar. Assim, quando você estiver na cidade em questão, vai poder conferir se o seu prato ficou parecido ou não. É uma experiência diferente.

Para te ajudar a pensar na sua próxima refeição, o Tastemade fez um especial de tutoriais de pratos típicos de diferentes cidades, como fazer receitas francesas clássicas, no especial Rendez-Vouz, os segredos da famosa cozinha italiana, na séries Ciao Toscana, preparar pratos típicos do Uruguai, e muito mais. Bastam alguns cliques na internet para achar pratos incríveis!

4 – Livros para uma volta ao mundo sem sair de casa

Veja mais fotos dessa linda no Campo Comprido.

Outra forma de cair na estrada é mergulhar nos enredos dos livros. Os títulos de viagem inspiram, ajudam a conhecer melhor o mundo e dão ideias de novos destinos.

Ler um livro relacionado ao país ou cidade que você vai conhecer vai te instigar a preparar um roteiro incrível. Confira algumas opções:

1. Um lugar na janela, de Martha Medeiros: o livro é um regaste despretensioso de viagens realizadas em momentos diversos de sua vida. É leve, fácil e conta sobre a primeira viagem à Europa, suas reflexões sobre viver em Santiago, seus suspiros diante da beleza da Grécia, com cada capítulo, ou crônica, dedicado a um destino.

2. O grande bazar ferroviário, Paul Theroux: publicado em 1975, trata-se de um longo relato de uma viagem de trem pela Ásia, passando pelo Irã, Índia, Myanmar, Tailândia, Malásia, Vietnã, Japão, entre outros lugares. Theroux foca em descrever o que vê e as pessoas com quem conversa, com análises profundas sobre os países que visita. Dá vontade de ir correndo para Ásia.

3. Encaramujado, de Antonio Lino: relata uma viagem de Kombi que cruzou o Brasil, do Oiapoque a São Paulo, do Acre a Minas, do Mato Grosso à Bahia, com mais de 30 mil km rodados. O resultado são fragmentos dos diferentes estados e cidades apresentados em pequenos contos, com uma linguagem poética e linda de se ver.

4. Pé na estrada, de Jack Kerouac: o clássico dos anos 50 é considerado um manifesto da geração beatnik, um movimento de jovens anti-materialistas e anti-conformistas. O livro, levemente autobiográfico, é narrado por Sal Paradise, que, com seu grupo de amigos, viaja pelo país de leste a oeste, principalmente entre Nova York, Denver e San Francisco, com carros, ônibus, caronas e poucos dólares no bolso.

5. Viva México, de Alexandra Lucas Coelho: uma das jornalistas mais talentosas de sua geração, relata sua viagem ao México, não apenas como destino turístico, mas abordando as diferentes culturas do país.

6. Laowai: histórias de uma repórter brasileira na China, de Sônia Bridi: a jornalista embarcou em uma aventura para a China, junto com seu marido e cinegrafista Paulo Zero e o filho de três anos, Pedro. O livro é, ao mesmo tempo, um relato biográfico e uma grande reportagem sobre o gigante asiático, retratando costumes, cultura, economia e outros detalhes surpreendentes.

7. Pelas trilhas de Compostela, de Jean-Christophe Ruffin: em um dos percursos de peregrinação mais emblemáticos do mundo, o médico e escritor francês parte por uma jornada laica com o objetivo de simplesmente pegar a estrada pela evidência da caminhada. Ele descreve as paisagens do caminho, as noites nos mosteiros com outros peregrinos e os momentos a só, em sua barraca no meio do nada, com todo o misticismo ao redor dela.

8. Sob o sol da Toscana, de Francis Mayes: o livro conta a história de um casal que decidiu morar em uma vila na Toscana e descobriram os prazeres dessa região da Itália. São muitos os relatos sobre as paisagens e locais.

5 – Podcasts para planejar a sua próxima viagem

Outra forma de aprender e planejar sobre o seu próximo destino é ouvindo podcasts. O formato é ótimo para te acompanhar enquanto realiza outras atividades. Por isso separamos alguns episódios, de programa diferentes, dedicados totalmente ao tema para você curtir. Olha só:

1. Despachados #33 – Planejamento: o episódio aborda dicas essenciais para você planejar qualquer viagem e para que ela entre na lista das melhores da sua vida.

2. O Nome disso é Mundo #097 – A vida de uma comissária de bordo: os donos do podcast conversam com a Fernanda Duarte, uma comissária de bordo que mora em Dubai. Ela conta sobre a profissão e como é conhecer e explorar diferentes partes do mundo.

3. Turistando #09 – Pais que viajam com os filhos: viajar com os filhos é sempre uma aventura cheia de boas surpresas e experiências que ficam marcadas na vida dos pequenos. Esse podcast é um papo sobre os detalhes das viagens em família e como lidar com os obstáculos que surgem no meio do caminho.

4. Papo Viagem #65 – Locações de filmes: este episódio fala sobre as locações de grandes sucessos do cinema, deixando clara a relação estreita entre cinema e turismo. Afinal, com a sétima arte podemos sentir um pouco de como é aquele destino distante ou até mesmo rever a beleza de lugares que já visitamos.

5. Like Tour Cast #067 – Destinos Invisíveis: Guilherme Canever é o criador do blog “Saí por aí”. O programa gira em torno das suas últimas viagens, o choque com outras culturas e o que mudou na vida dele depois de passar por tantos lugares diferentes.

6. Esse Mundo é Nosso: se você procura conhecer destinos nacionais inesquecíveis, os jornalistas e amigos, Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dão dicas de viagem pelo Brasil e pelo mundo também. Os episódios deles são mais curtinhos que os dos outros podcasts, então é uma opção legal para quando você não está com tanto tempo assim.

7. Lipe Travel Cast: o host do podcast já foi CEO da maior empresa de viagens online do país e compartilha dicas para aproveitar ao máximo os destinos mais procurados pelos brasileiros, compartilhando também lugares inusitados que você precisa incluir no seu roteiro.

8. Se eu For, eu Vou: Laís, João e Diego recebem diferentes convidados para falar como é morar em diversas cidades do mundo. Cada um deles conta os locais que o viajante precisa incluir nas visitas, quais são os melhores restaurantes, hotéis e a melhor época do ano para aproveitar o passeio. Vale a pena dar play em um episódio atrás do outro. 😉

6 – Filmes para assistir enquanto a quarentena não acaba

Clique aqui para conhecer todos os espaços dessa linda casa no Campo Comprido.

As plataformas de streaming têm uma seleção incrível de filmes com histórias centradas em viagens com paisagens de cair o queixo. Para você rever alguns títulos com outros olhos e se inspirar para as suas próximas viagens, separamos alguns clássicos. Confira a seguir:

1. A Praia (2000): o destino é a Tailândia. Primeiro o personagem de Leonardo DiCaprio desbrava os cenários urbanos, com arranhas-céus e com uma vida noturna agitada. Depois a história se desloca para a costa tailandesa, que exibe as mais lindas paisagens litorâneas da Ásia. São lugares ideais para quem possui espírito jovem.

2. Comer, Rezar e Amar (2010): um dos mais famosos filmes sobre viagem, retrata a jornada de autoconhecimento de Liz Gilbert, interpretada por Julia Roberts. A protagonista sai de sua zona de conforto e embarca em uma viagem pela Itália, Índia e Bali.

3. Lion – Uma Jornada Para Casa (2016): inspirado em uma história real, o menino indiano se perde do irmão mais velho e acaba adotado por um casal de australianos. Aos 25 anos, ele decide procurar a sua família biológica. O filme mostra a realidade indiana em uma história repleta de amor, além da importância que uma viagem pode ter na vida de alguém.

4. Encontros e Desencontros (2004): Tóquio é o cenário da vez. Com Bill Murray e Scarlett Johansson nos papéis principais, a história é uma ótima pedida para quem sonha em conhecer a capital japonesa. Pontos turísticos, restaurantes e karaokês estão entre os cenários do longa.

5. Livre (2014): a viagem é pela Pacific Crest Trail, uma das mais desafiadoras trilhas dos Estados Unidos. A história acompanha Cheryl Strayed, que decide realizar a caminhada de mais de 4 mil quilômetros após momentos difíceis da sua vida. O filme rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Reese Witherspoon e melhor atriz coadjuvante para Laura Dern.

6. A Princesa e o Plebeu (1953): ao visitar Roma, a princesa Anne, interpretada por Audrey Hepburn, resolve explorar a cidade anonimamente e se envolve com Joe Bradley, um repórter que, ao reconhecê-la, tem a oportunidade de um “furo”, mas resolve preservar Anne. Dá vontade de curtir Roma na companhia deles.

7. Diários de Motocicleta (2004): o filme conta a passagem da juventude de Che Guevara em uma viagem pela América do Sul, acompanhado de seu amigo Alberto Granado. A jornada é cheia de aventuras e contratempos. E ao chegarem em Machu Picchu, os personagens encontram uma situação bem diferente e passam a questionar diversos acontecimentos.

8. Meia Noite em Paris (2011): o filme conta a história de Gil Pender, um jovem escritor em busca da fama. De férias em Paris com sua noiva, ele sai sozinho para explorar a cidade e conhece um grupo de estranhos que são, na verdade, grandes nomes da literatura. Eles levam Gil a uma viagem ao passado.

7 – Planeje a viagem dos seus sonhos

Para planejar a viagem dos sonhos, é necessário buscar pelos destinos, hotel, documentação, passeios… São muitas as pesquisas que precisamos fazer para aproveitar da melhor forma as experiências no novo roteiro. Por isso, use esse tempo da quarentena para focar nos pensamentos bons e planejar a sua próxima aventura. Assista vídeos, pesquise em blogs, monte roteiros diferentes, anote as melhores dicas e deixe tudo salvo para quando as viagens forem permitidas novamente, combinado?

Essas foram as dicas de hoje. Curta a J8 Imóveis no Facebook e siga no Instagram para acompanhar as nossas próximas indicações. 😉

Fontes: Uol, Janelas Abertas, Nós na Trip, Diário Aberto, Melhores Destinos, Carpe Mundi, Sou Mãe, Apure Guria.

Publicações Relacionadas

Dicas

Ático: 5 opções incríveis para aproveitar o cômodo

Veja os espaços dessa casa incrível em condomínio de alto padrão Vemos esse cômodo em diversos filmes estrangeiros e é inspi...

Continue Lendo

Dicas

4 ideias de artesanatos para fazer durante a quarentena

A essa altura da quarentena a gente já fez de tudo dentro de casa. Já colocou o lar em ordem, mudou alguns móveis, fez uma refo...

Continue Lendo

Dicas

7 passos para fazer um spa day durante a quarentena

Estamos vivendo dias difíceis em meio a pandemia do coronavírus. E para reduzir cada vez mais o contágio é importante que, aqu...

Continue Lendo