Cadastre-se para receber as novidades da J8

Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

Decoração emotiva: entenda o que é a tendência e como usá-la no seu lar!

“Espaço pra emoção” este foi o termo usado pelo Pinterest para definir a tendência que veio transformar a maneira como vemos os ambientes do nosso lar: a decoração emotiva.

Em seu relatório de previsões para 2022, a rede social que mapeia, prevê e lança tendências, aponta que cada vez mais as pessoas buscam expressar e transmitir os seus sentimentos por meio do lar e das escolhas de decoração.

Por isso, a decoração emotiva não é uma coisa só, nem possui regras a serem seguidas. Nesse estilo o que prevalece é a vontade de criar um espaço com o único objetivo de sentir algo dentro de casa, uma conexão com si mesmo e os seus sentimentos.

Mas então, como usar a tendência na prática se ela é tão abrangente? Vem conferir algumas dicas e ideias aqui:  

Espaços temáticos

A forma mais utilizada da decoração emotiva é criando um ambiente, geralmente um quarto ou sala, com um tema específico em que o único objetivo seja liberar os sentimentos.

Alguns temas são mais abstratos, como quarto da alegria e quarto da raiva (calma, não é para você ficar com raiva, mas sim aproveitar o espaço para liberar o estresse acumulado).

Quarto da raiva, o objetivo é quebrar coisas para “desestressar”. Imagem retirada de: https://br.pinterest.com/pin/766667536578628824/

E tem também os temas mais específicos, sendo os mais pesquisados: o quarto da música, dos cristais, da biblioteca e da massagem. Note que a função desses é dedicar um espaço para o relaxamento e para os seus hobbies favoritos dentro do lar:

Sala de jogos em cobertura no New Castle

Sala de música em casa no Campo Comprido. 

Sala da biblioteca em residência no condomínio Vinicius de Moraes

Além dos quartos e salas temáticos, também há outras maneiras de aplicar a decoração emotiva na sua casa, afinal ela não depende exclusivamente de um ambiente dedicado para expressar as emoções.

Uma outra opção mais prática para aproveitar a tendência é escolher elementos na decoração que transmitam sentimentos. Alguns deles são:

O protagonismo das cores

Na decoração emotiva, as cores podem ser usadas como elemento de destaque nos ambientes, apostando em paletas de cores e aplicações criativas para causar as mais diversas sensações.

Nesse caso, a ideia não é necessariamente transmitir o que você sente, mas sim passar uma mensagem específica para o ambiente desejado. Por exemplo: cores vibrantes para causar impacto, neutras para relaxar, etc.

As cores também podem causar outros efeitos, além de afetar os sentimentos das pessoas, como ampliar a sensação de iluminação, criar ilusões de ótica e muito mais! Alguns exemplos de como aplicar essa ideia na sua casa:

Sala de jantar amarela e alegre em casa maravilhosa 

Quarto relaxante com parede verde no Alphaville Graciosa

Banheiro vermelho impactante no Alphaville Graciosa

Iluminação em foco

Outra maneira de trazer emoção e personalidade aos ambientes é utilizando um sistema de iluminação bem planejado. Com esse elemento é possível transmitir concentração, aconchego, modernidade e o que mais você desejar. Veja como os imóveis J8 aproveitam essa dica:

 Sala de estar com iluminação dramática no LLUM 

Adega com iluminação aconchegante no Ária Cabral. 

Muita natureza!

Não é segredo que a presença de áreas verdes em casas e apartamentos reforçam o bem-estar e melhoram a qualidade de vida, não é mesmo? E o que melhor do que isso para incluir em um estilo de decoração que tem como regra transmitir sentimentos?

Por isso, uma ótima maneira de usar a decoração emotiva é incluir a natureza no seu lar. Pode ser com integração para áreas externas, vasos de planta, jardim vertical, etc. O que importa é se sentir bem!

Espaço relax integrado ao jardim em residência no Campo Comprido

Árvore em vaso aproveitando todo o espaço do pé-direito duplo em casa no Paysage Provence 

Jardim vertical na sala de jantar em apartamento no Ária Cabral

 Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado! Para conferir mais conteúdos como esse, acesse nossas redes: Facebook, Instagram e Pinterest e fique por dentro de tudo!

Fonte: ArchDaily e Pinterest Predicts

 

Publicações Relacionadas

Decor

16 ideias para transformar a cozinha em um espaço de convivência no...

Assumindo o protagonismo no design do lar, a cozinha vem se tornando um espaço de convivência e reunião familiar dentro de casa!

Continue Lendo

Decor

Veja dicas e tendências de decoração para o inverno 2022!

Confira nossa seleção de dicas, tendências e inspirações de decoração, e prepare a sua casa para o inverno 2022!

Continue Lendo

Decor

Alerta tendência: veja como usar a decoração clássica no seu lar!

Confira a tendência da decoração clássica, suas principais características e, claro, inspirações de como usá-la no seu lar!

Continue Lendo