Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

Lareira: um item indispensável para seu inverno

As temperaturas estão baixando e lareiras são uma opção charmosa para deixar seu lar mais aquecido e aconchegante. Aproveite ao máximo a estação mais fria do ano, conhecendo os tipos diferentes de lareiras e cuidados necessários na manutenção.

Os quatro tipos de lareira mais comuns são de lenha, gás, ecológica e elétrica. Independentemente do tipo, é importante colocar lareiras em ambientes bem ventilados para garantir que sempre aconteça a renovação de oxigênio no espaço. 

Sala ampla com lareira

Para ver mais fotos desse imóvel, clique aqui

A de lenha é mais tradicional e traz um elemento rústico para sua decoração. Este tipo necessita de maior planejamento, pois precisa de chaminé ou dutos de saída da fumaça. Normalmente, o interior é feito de alvenaria, mas o revestimento exterior pode ser de materiais variados, como pedras naturais, inox, madeira, porcelanato ou mármore.  Lareiras a lenha também produzem fuligem, então é necessário limpar regularmente. Também é interessante pensar em um espaço próximo para armazenar lenha. 

Já nas lareiras a gás, a estrutura necessária é uma ligação com fonte de gás e energia elétrica. Além disso, precisa ser instalada uma caixa de concreto ou alvenaria para inserir os queimadores. Ela dispensa o uso de lenha e chaminé e não gera sujeira da fuligem, mas é fundamental que a instalação seja feita corretamente para evitar incidentes com o gás.  

Sala de estar com lareira

Clique aqui para ver mais fotos desse imóvel. 

Outra opção são as lareiras ecológicas: são mais sustentáveis e não requerem grandes alterações no ambiente em que forem instaladas. Funciona a base de álcool/etanol, um combustível menos poluente, e é uma alternativa interessante que não necessita de grandes instalações. Pode ser colocado tanto em ambientes internos, como salas e escritórios, quanto externos, como jardins e varandas, e até ser portátil.

Há também as lareiras elétricas, que precisam ser ligadas à rede de energia elétrica e podem ser embutidas em móveis. Essa opção não produz fuligem e a potência está relacionado ao consumo elétrico. É uma alternativa interessante por não necessitar de chaminés ou grandes alterações na estrutura do ambiente.

Ambiente interno com lareira

Para ver mais fotos desse imóvel, acesse aqui

Com todas as opções, é fundamental ter cuidado com a lareira em casa. A instalação precisa ser feita corretamente, por profissionais especializados, e é necessário ficar atento quando ela estiver acesa, especialmente se tiver crianças pequenas ou animais de estimação em casa. 

E aí, o que achou? Ficou com vontade de ter esse item aconchegante em sua casa? 

Continue acompanhando nossas dicas em nosso Facebook, Instagram, blog, e newsletter! 

FONTE: Tua Casa e Central das Lareiras

Publicações Relacionadas

Decor

Preparativos para o Natal 2020: veja dicas de decoração, presentes e...

2020: um ano atípico para o mundo inteiro, que trouxe diversas mudanças no nosso dia a dia. Passamos a celebrar aniversários e ...

Continue Lendo

Decor

Solarium: o espaço natural e iluminado que a sua casa precisa

O Solarium (ou solário), também conhecido por jardim de inverno, é um ambiente natural e moderno. Confira como esse ambiente ve...

Continue Lendo

Decor

Casa com pets: 5 dicas para proporcionar conforto e preservar a decora...

Se você tem pet em casa, precisa conferir essas dicas para proporcionar mais conforto aos bichinhos e deixar a decoração sempre...

Continue Lendo