Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

Conheça 10 espécies de árvores que podem ser cultivadas dentro de casa!

Estar rodeado pelo verde dentro de casa pode te ajudar a relaxar, limpar o ar e trazer conforto de modo geral, sendo capaz de melhorar seu humor e reduzir o nível de estresse.

E não é à toa que a conexão com a natureza e o bem-estar são os assuntos do momento quando falamos em decoração e interiores. Mas você sabia que além das tradicionais plantas em vasos e arranjos, é possível transformar os ambientes do seu lar com árvores plantadas em vasos?

Tudo que você precisa é de um espaço na sua casa ou apartamento que receba bastante iluminação natural e possua um teto mais alto, assim a planta vai poder crescer confortavelmente! Agora vamos para algumas das espécies que podem fazer parte do seu jardim interno:

1. Dragoeiro (Dracaena marginata)

Imagem retirada de: https://casa.abril.com.br/jardins-e-hortas/17-arvores-plantas-tropicais-ter-casa/ 

Podendo chegar a até 3 metros, o dragoeiro é conhecido pelo seu belíssimo tronco entrelaçado. Nos cuidados, a planta precisa de média a alta luz solar indireta, pois suas folhas caem se não receberem sol suficiente.

2. Pinheiro-de-norfolk (Araucaria heterophylla)

Lembrando a árvore de natal, o pinheiro-de-norfolk é na verdade uma planta tropical com folhas macias e delicadas e que precisa de muito sol e solo ácido. São perfeitas para dar um charme especial para móveis ou algum cantinho do ambiente, ficando super bem em vasos.

3. Oliveira (Olea europea)

Imagem retirada de: https://casaclaudia.abril.com.br/bem-estar/as-oliveiras-estao-na-moda-aprenda-como-cuidar/

Perfeita para quem procura espécies com frutos, a oliveira pode ser cultivada dentro de casa tanto com mudas ornamentais quanto frutíferas. Os cuidados são uma boa drenagem, já que ela não gosta de ficar encharcada, e a luz do sol abundante e direta. No caso das frutíferas também é necessário deixá-la para fora de casa nos meses de verão.

4. Dracena (Dracaena fragrans)

Com um ar tropical, ostentando folhas em verde e amarelo e formato que lembra as palmeiras, a Dracena consegue trazer frescor e elegância para qualquer espaço. Sua maior necessidade para ser plantada dentro de casa é receber luz solar indireta ou a meia sombra.

5. Árvore-guarda-chuva (Schefflera amata)

De crescimento rápido, essa árvore combina com os mais diversos ambientes e fica incrível em cestas de madeira. Seus únicos cuidados são receber luz média e rega padrão.

6. Figueira-lira (Ficus lyrata)

Com folhas grandes e nervuras bem marcadas, esta planta original do oeste da África traz bastante presença para o seu lar. Para cultivá-la, o principal é manter a figueira-lima próxima às janelas, pois ela precisa de locais bem iluminados sob sol pleno ou meia sombra.

7. Figueira-comum (Ficus carica)

 

Imagem retirada de: https://casa.abril.com.br/ambientes/10-arvores-que-voce-pode-cultivar-em-casa/

Ideal para cultivo em ambientes fechados, a figueira-comum dá frutos, além de deixar o cômodo muito mais charmoso e aconchegante. Para ter essa espécie sempre bonita em casa é preciso garantir sol pleno nas suas folhas.

8. Monguba (Pachira aquática)

Imagem retirada de: https://www.lucianacouto.com.br/

Também conhecida como árvore do dinheiro, a Monguba possui um icônico caule retorcido, folhas escuras e é uma opção cheia de personalidade para quem ama ousar. Para cultivá-la é importante manter seu vaso sempre longe das janelas, pois a luz direta pode queimar suas folhas.

9. Laranjeira (Citrus sinensis)

A cara do verão, a laranjeira renova totalmente os ares de qualquer ambiente. Com cores vibrantes e frutos deliciosos, a árvore precisa pegar sol nos ramos para dar frutos, sendo um dos principais cuidados necessários.

10. Karaka (Corynocarpus laevigatus)

Imagem retirada de: https://casa.abril.com.br/ambientes/10-arvores-que-voce-pode-cultivar-em-casa/

Nativa da Nova Zelândia, a Karaka é uma planta delicada e sofisticada apesar do tamanho, dando um ar de beleza e frescor para o lar. Precisa ficar em meia sombra ou sol pleno.

E aí, gostou das dicas? Que tal agora colocar a mão na massa e escolher qual dessas é a perfeita para cultivar no seu lar?

Não esqueça de nos seguir nas nossas redes para mais conteúdos como esse: Facebook, Instagram e Pinterest.

Fonte: Casa Abril. 

 

Publicações Relacionadas

Horta em apartamento

Dicas

Saiba como montar uma horta em apartamento

Já pensou em cultivar uma horta em apartamento e ter o prazer de consumir ervas e hortaliças colhidas na hora? O processo de ve...

Continue Lendo

Dicas

Programações imperdíveis para curtir o inverno em Curitiba

Confira a programação que separamos para você curtir o inverno em Curitiba, com ideias para aproveitar em casal, em família ou ...

Continue Lendo

Dicas

Relaxamento e lazer no trabalho: conheça os espaços de descompressão

Tendência no ambiente de trabalho, os espaços de descompressão vem da preocupação com o bem-estar físico e mental dos colaborad...

Continue Lendo