Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

Sustentabilidade e economia: vantagens do painel solar

Ampliar a sustentabilidade em nosso consumo é uma preocupação cada vez maior em todo o mundo. Além de cuidarmos melhor do meio ambiente, a economia é uma vantagem nessa mudança de hábitos. Um exemplo é o aproveitamento inteligente de energias renováveis, com o uso de painéis solares nas residências.

Mas o que é um painel solar e como funciona? 

Descubra os detalhes dessa linda casa em condomínio fechado no São João

Não há muito segredo no funcionamento de um painel solar. Essa tecnologia sustentável aproveita a luz do sol para a geração de energia elétrica e aquecimento de água. 

Ou seja, o equipamento utiliza um sistema fotovoltaico (ou sistema de energia solar), que em sua composição é depositada uma grande quantidade de células solares. Essas células transformam a energia luminosa do sol em energia elétrica. Por isso, geralmente é instalado nos telhados dos imóveis, para receber a radiação do sol com maior intensidade. 

Vale a pena investir em um painel solar?

Sem dúvidas! De acordo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil deve registrar um crescimento de 48% no uso de energia solar no ano de 2020. Além disso, o custo médio da eletricidade gerada por energia solar cairá para até 59%. 

Confira todos os cômodos dessa linda casa no Santo Inácio

Entre as vantagens do uso de energia solar estão a redução de custos, o baixo impacto ao meio ambiente, a geração de energia limpa, renovável e sustentável e a diminuição da demanda elétrica em horário diurno, por exemplo. 

E os benefícios não param por aí. Confira:

1. Recurso gratuito

Para gerar energia elétrica, o painel solar depende apenas do sol. Ou seja, uma fonte inesgotável e gratuita. Aqui no Brasil, a vantagem é ainda maior, afinal, vivemos em um país tropical, que recebe uma quantidade intensa de radiação solar ao longo do ano.

2. Excelente custo x benefício 

Além de utilizar matéria-prima natural, como falamos acima, o painel solar oferece uma ótima relação de custo x benefício. O equipamento possui vida útil de mais de 30 anos, com manutenções que ocorrem em média a cada 10 anos ou quando necessário. 

Com o fornecimento de energia elétrica pelo painel solar, seu lar pode abastecer energia suficiente para o funcionamento de equipamentos eletrônicos, principalmente no período noturno. 

3. Maior economia na conta de luz 

Um painel solar pode trazer uma economia de até 90% na conta de luz, já imaginou? Isso porque, além de gerar energia pelo sol, o investimento em um painel solar está basicamente na compra e instalação do equipamento. E, depois de um tempo, compensa muito pela redução mensal da tarifa de luz.

A Companhia Paranaense de Energia – COPEL oferece ainda o serviço de compensação de energia elétrica, que funciona assim: se você possui um sistema fotovoltaico em sua residência, é possível fazer uma troca com a rede de distribuição a partir da sobra de energia que não foi utilizada no seu imóvel. Essa troca será por meio de créditos em kW, que são abatidos na conta de luz mensalmente e também podem ser transferidos para outra conta de luz registrada no mesmo CPF. Legal, né?

4. Facilidade em instalar 

Diferente de outros recursos energéticos, como linhas de transmissão provenientes de um centro de consumo, o painel solar só precisa ser instalado em um local com maior incidência solar. Portanto, não depende de grandes construções e equipamentos para gerar energia elétrica.

Vale ressaltar que ao instalar o equipamento é essencial ter o auxílio de profissionais qualificados, para garantir a segurança no seu funcionamento e aproveitar ao máximo a capacidade do sistema fotovoltaico.

5. Valorização do imóvel 

Imóveis com um sistema fotovoltaico para a geração de energia têm uma valorização de 3% a 6% no seu valor: é o que afirma um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos. Esse diferencial tem ganhado cada vez mais destaque no mercado imobiliário, proporcionando economia, modernidade e um estilo de vida mais sustentável aos proprietários. 

A J8 Imóveis é referência em imóveis de alto padrão em Curitiba, que também possuem tecnologias sustentáveis e painéis solares para a geração de energia elétrica. Confira algumas opções disponíveis:

Gostou das nossas dicas de hoje? Então siga a J8 no Facebook e Instagram para ficar por dentro dos nossos próximos posts.

Fontes: ABSOLAR, Satrix, Portal Solar, Boreal Solar, Blue Sol, ECycle.

Publicações Relacionadas

Dicas

4 tendências de decoração para se apaixonar em 2021

Menos de três meses para o final do ano e já ficamos de olho nas principais tendências de decoração e arquitetura para 2021. ...

Continue Lendo

Dicas

Inspiração de quartos de criança: como utilizar a decoração para ...

A decoração de um quarto de criança pode ir muito além da estética do mobiliário e do estilo escolhido. Os famosos ambientes...

Continue Lendo

Dicas

4 truques para ampliar o contato com a natureza em apartamentos

Existem jeitos que podem aproximar esse contato com a natureza de forma simples e eficiente, fazendo toda a diferença no nosso di...

Continue Lendo