Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

Plantas em casa: descubra a ideal para cada ambiente

Não dá para negar: há muito tempo a jardinagem deixou de ser um hobby associado a pessoas com mais idade ou “naturebas” e passou a fazer parte da vida de quase todo mundo. Hoje em dia, as plantas em casa colorem, enchem de vida e trazem uma energia super positiva para muitos lares.

Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de ficar em casa, a vontade de trazer um pouco de natureza para perto aumentou ainda mais. Esse estilo de decoração tem até um nome próprio: urban jungle, ou seja, selva urbana.

Se você também já aderiu ou pretende aderir às plantas como destaques do seu lar, que tal tirar um tempinho para descobrir qual espécie é mais adequada para cada ambiente? Confira algumas dicas de plantas que, além de lindas, transmitem mais vida para a sua casa ou apartamento!

Hall de entrada: Espada-de-São-Jorge

Essa parte tão importante da casa tem mais funções do que parece: além de ser acolhedor para receber as pessoas que mais amamos, precisa nos encorajar e transmitir energia, pois é o local pelo qual passamos antes de sairmos do nosso lar.

A Espada-de-São-Jorge é culturalmente conhecida no Brasil por representar coragem e garra, além de afastar maldade e pensamentos ruins. Ou seja, perfeita para ficar pertinho da porta, não é? Como ela tem um porte grande e imponente, pode ser colocada diretamente no chão.

hall de entrada com cores neutras
O requinte desta casa em Santa Felicidade começa no hall de entrada e se estende por todos os ambientes. Confira!

Salas: Costela de Adão, Ráfia e Cacto

Como as salas normalmente são mais amplas e com maior circulação, seus espaços são flexíveis para abrigar diferentes tipos de plantas e flores. Por isso, lembre-se de se atentar para a posição delas em relação à entrada de luz.

Se você quer a natureza super presente, pode optar por plantas ornamentais e exuberantes. É o caso da Costela de Adão, uma espécie de planta que se tornou uma verdadeira tendência na decoração e dá um clima todo tropical. Já a Ráfia proporciona um efeito elegante e se torna o destaque do ambiente com suas folhas longas e imponentes. O cacto cumpre um design mais minimalista e praticamente sem precisar de manutenção. Demais, né?

sala com sofás neutros em tons marrom e mesa de vidro

Esse apartamento no Ecoville traz o cenário perfeito para uma decoração com muitas plantinhas.

Cozinha: Orquídeas, Lírios, Violetas e temperos

Todo mundo concorda que a cozinha se torna um ambiente ainda mais alegre com um belo arranjo em cima da mesa, não é mesmo? Por isso, aqui vale apostar em flores cheias de cor e super aromáticas, como é o caso da orquídea e do lírio.

Nichos ou prateleiras mais estreitos podem ser decorados com plantinhas menores, como violetas ou mesmo ervas e temperos. Pimenta, alecrim, tomilho, hortelã… As variedades são infinitas!

 

cozinha com ampla porta de vidro. visão da mesa para área externa.

Dá só uma olhada na cozinha incrível desta casa no Jardim Social!

Quartos: Jiboia

Ao contrário do que muita gente pensa, as plantas podem sim estar presentes no quarto e, aqui, cumprem a principal função de acalmar e tranquilizar, já que esse é um espaço de descansar e recarregar de energias. Mas é preciso levar em conta um ponto importante: se você não é muito fã de cheiros diferentes, opte por plantas com aromas mais suaves, para evitar o estímulo e favorecer o relaxamento.

Entre as opções de plantas mais indicadas para os quartos está a Jiboia: a planta atende a todos esses critérios, é super fácil de cuidar e seu estilo pendente traz um charme todo especial. Escolha uma prateleira alta e com acesso a luz e para completar a decoração com ela! 😉

quarto em tons terrosos com armários planejados e diversas prateleiras ao redor da cama.

Veja todos os detalhes dessa belíssima casa no Campo Comprido!

Banheiros e lavabos: Suculentas

Todo mundo concorda que aquela plantinha no lavabo dá um charme todo especial para esse cantinho, não é? Nos banheiros, elas podem ser usadas com a função de criar um ambiente relaxante e também proporcionar bem-estar. Como esses espaços estão constantemente úmidos, as plantinhas adoram!

As suculentas são uma escolha clássica para adicionar estilo de diferentes maneiras: elas podem ser colocadas como detalhes charmosos na pia, em vasos suspensos, estantes, nichos, próximas à banheiras e janelas. A dica aqui é variar nos vasos escolhidos para elas, criando uma composição interessante, seja para combinar ou se destacar na decoração.

banheiro amplo em tons de cinza.Já imaginou relaxar em um espaço desses? Conheça esse incrível apartamento no Seminário!

Dica extra: terraços e jardins de inverno

Para quem quer avançar no hobby da jardinagem, pode aproveitar espaços feitos especialmente para isso: se você não tem uma área verde mais extensa em casa, que tal usar o seu terraço ou criar um jardim de inverno? Nesses locais, você pode deixar a sua imaginação correr solta e cultivar diferentes espécies de plantas ou flores.

jacuzzi em deck de madeira com área verde ao redor.

Essa casa em Santa Felicidade é um verdadeiro palácio rodeado por muito verde.

E aí, sentiu vontade de virar pai ou mãe de planta? 😅 Aproveite essas e outras dicas aqui no blog da J8 para tornar o seu lar cada vez mais aconchegante e cheio de estilo. Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram para não perder as novidades. 😉

Fontes: Steal the Look, Casa Vogue, Artex.

Publicações Relacionadas

Reposicionamento de marca

J8 Imóveis

Reposicionamento de marca da JOTA8 Imóveis: Entenda o que mudou

Depois de 21 anos no mercado, a JOTA8 Imóveis está passando por um reposicionamento de marca. Isso porque sempre estamos olhand...

Continue Lendo
o que e feng shui

Decor

Feng shui: o que é e como aplicar em sua casa?

Conheça a técnica milenar chinesa que tem o objetivo de aumentar a prosperidade, bem-estar e positividade em ambientes.

Continue Lendo

J8 Imóveis

Tendências de arquitetura para 2023

Nós piscamos e 2022 já está chegando perto de acabar, não é mesmo? E a cada ano que passa, surgem muitas novidades e mudanças d...

Continue Lendo