Finalidade

Tipo do imóvel

Cidade

Bairro

Vagas

Dormitórios

Área privativa

4 truques para ampliar o contato com a natureza em apartamentos

Clique aqui e confira os lindos cômodos desse apartamento no Ecoville

A tecnologia e os cenários urbanos muitas vezes diminuem o contato com algo primordial para a nossa qualidade de vida: a natureza. Para aqueles que moram em apartamento, a busca pela conexão com ambientes naturais é ainda mais valiosa.

A boa notícia é que alguns truques podem aproximar esse contato com a natureza de forma simples e eficiente, fazendo toda a diferença no nosso dia a dia.

Benefícios do contato com a natureza

Trabalho, estudos, trânsito e compromissos no geral ocupam mais da metade do nosso tempo todos os dias. Esse estilo de vida mais agitado pode fazer mal a nossa saúde, ocasionando quadros de estresse e ansiedade.

Tendo esse cenário em mente, o contato com a natureza pode ajudar a:

  • Recuperar o cérebro da fadiga causada pelo trabalho e estudos;
  • Proporcionar mais calma e equilíbrio;
  • Melhorar a saúde mental em mais de 30%, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Harvard e o Brigham and Women’s Hospital, com mais de 108 mil mulheres;
  • Enriquecer o desenvolvimento das crianças, ampliando a interação social, imaginação e diminuindo sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção);
  • Favorecer a absorção da vitamina D no organismo (com a exposição à luz solar), essencial para a saúde do nosso corpo e mente. 

Agora que você conhece os benefícios do contato com a natureza, veja como favorecer essa conexão em apartamentos com essas 4 dicas:

1. Crie um jardim vertical 

Acesse e conheça esse belíssimo apartamento com espaço zen e jacuzzi

Os jardins verticais são uma ótima forma de valorizar e integrar a natureza nos ambientes. Além de serem super adaptáveis, qualquer superfície vertical pode receber esse estilo de jardim, seja em muros altos ou paredes menores, desde que tenha as condições de luz natural e ventilação necessárias às plantas.

Para criar um jardim vertical no seu apartamento prefira plantas que já são verticalizadas naturalmente, como samambaias, capins e trepadeiras, por exemplo. É possível transformar o espaço seguindo a essência do design biofílico, que  incorpora elementos da natureza nos ambientes internos de uma forma sutil e surpreendente. 

O jardim vertical pode ser montado com o auxílio de suportes de bambu, pallets ou até mesmo plástico. Para conquistar o resultado ideal, vale contar com a ajuda de um profissional da área de paisagismo ou jardinagem.

2. Aposte em hortas 

Foto: Pinterest

Apostar na criação de uma horta no aconchego do seu lar é uma escolha sustentável e perfeita para a sua saúde. Já pensou o quão relaxante e terapêutico pode ser, depois de um dia cheio, colocar as mãos na terra e acompanhar o crescimento das hortaliças?

É possível criar uma mini horta com salsinha, hortelã, manjericão, cebolinha, alecrim, pimenta e o que mais o espaço permitir. Assim, você mantém uma conexão única com a natureza e facilita até na hora de cozinhar, com ingredientes fresquinhos e orgânicos, cultivados por você mesmo(a). Confira algumas dicas de como preparar o solo para a sua horta de ervas e temperos: 

Para o solo de uma horta com tomilho, alecrim, orégano e sálvia, você deve preencher o vaso pela metade com terra e a outra metade com areia. É necessário garantir um solo leve, poroso e que drene rapidamente a água. Já para uma horta de salsa, hortelã, coentro, cebolinha e manjericão, o solo do vaso precisa ser preparado com 1/4 de vermiculita e 3/4 de terra, pois essas hortaliças necessitam de mais umidade e composto orgânico no solo para o crescimento.

3. Distribua arranjos de flores e plantas na decoração 

Supreenda-se com todos os diferenciais desse apartamento no Batel

Além de nos aproximar da natureza, flores e plantas são capazes de dar um toque pra lá de sofisticado à decoração. Por isso, integrar os ambientes da casa com arranjos e vasos é algo simples, rápido de fazer e que pode trazer uma personalidade única ao seu lar. 

Você pode cultivar desde os arranjos pequenos aos maiores, sempre com os cuidados necessários para manter as plantinhas saudáveis. Para ter uma visão do todo, faça uma lista de possíveis espaços e móveis que podem receber um lindo vaso de plantas, por exemplo.

Vale colocar na mesa de centro, na estante de livros, na prateleira com retratos… Um belo arranjo de flores ou uma suculenta são sempre bem-vindos, não é mesmo?

4. Invista em um jardim de inverno 

Descubra os detalhes desse belíssimo apartamento no Bigorrilho

O  jardim de inverno é um espaço destinado a receber a luz do sol, podendo ser adaptado tanto para as áreas externas quanto internas de um imóvel. Lembra que a luz solar proporciona um “up” na vitamina D? Então, essa é mais uma vantagem do jardim de inverno, que pode fazer muito bem para a sua saúde.

Além das plantas que dão a característica de um jardim de inverno, você pode incluir outros itens de decoração ao ambiente. Que tal uma mesa para café da manhã? Ou tapetes, aromatizadores e almofadas para um momento de meditação? As possibilidades são inúmeras! E uma coisa é certa: esse espaço vai trazer mais aconchego e a conexão com a natureza de uma forma especial.

Acesse e saiba mais sobre esse apartamento com vista privilegiada no Ecoville

Investir em iluminação natural no seu lar, com amplas janelas e claraboias por exemplo, também pode ajudar a proporcionar mais conforto e bem-estar. Afinal, quem não fica bem depois de aproveitar o solzinho que passa pela janela ou apreciar uma noite estrelada?  São momentos únicos e super relaxantes, que todo mundo merece ter em casa.

Não restam dúvidas, né? O contato com a natureza pode acontecer com pequenas mudanças em qualquer apartamento, trazendo mais equilíbrio e qualidade de vida para os seus dias. E é incrível como um simples cantinho verde pode se transformar em uma área perfeita para descansar e renovar as energias. 

Leia também: 8 dicas para usar os ambientes da casa para relaxar na quarentena 

E você, o que você achou das nossas dicas de hoje? Aproveite e siga a J8 Imóveis no Facebook e Instagram para não perder as novidades e acompanhar os próximos posts. 😉

Fontes: UOL, Plantei, eCycle, CasaVogue, DecorFacil, VivaDecora.

Publicações Relacionadas

Dicas

4 tendências de decoração para se apaixonar em 2021

Menos de três meses para o final do ano e já ficamos de olho nas principais tendências de decoração e arquitetura para 2021. ...

Continue Lendo

Dicas

Inspiração de quartos de criança: como utilizar a decoração para ...

A decoração de um quarto de criança pode ir muito além da estética do mobiliário e do estilo escolhido. Os famosos ambientes...

Continue Lendo

Dicas

Sustentabilidade e economia: vantagens do painel solar

Além de cuidarmos melhor do meio ambiente, a economia é uma vantagem nessa mudança de hábitos.

Continue Lendo